Nesta semana vamos aproveitar o período de férias escolares para alertar aos pais sobre os perigos relacionados aos acidentes domésticos, com índices aumentados nos períodos de férias, em que as crianças passam boa parte do tempo em casa.
Essa é uma oportunidade de conhecimento para todos nós. Além de prazeroso, esses momentos em família podem ser seguros e de diversão para todos.
No período de férias, nós, pais, precisamos ficar muito atentos em relação a segurança dos pequenos. Sim! Apesar de acharmos um tema um tanto que clichê, temos a cada dia o aumento de óbitos evitáveis, relacionados a infância, por acidentes domésticos.
Os dados referentes a esse tema são assustadores. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, houve aumento no ano de 2022. Os dados apontam que 8.629 óbitos ocorreram por acidentes domésticos. São eles:
– Quedas;
– Sufocamentos;
– Afogamentos;
– Queimaduras;
– Intoxicações;
Estes são os principais fatores causadores do aumento deste triste indicador.
O Ministério da Saúde ainda traz uma classificação muito interessante onde podemos analisar a incidência de acidentes domésticos conforme a faixa etária:
- Menores de 2 anos: estão mais sujeitas a quedas e a riscos impostos por terceiros, como queimaduras e intoxicações;
- Pré-escolares (de 2 a 6 anos): sofrem mais atropelamentos, submersão, quedas de lugares altos, ferimentos, lacerações e queimaduras;
- Crianças na idade escolar (de 6 a 10 anos): podem ser vítimas de atropelamentos, quedas de bicicletas, quedas de lugares altos, traumatismos dentários, ferimentos com armas de fogo e lacerações.
Destaco essas informações porque são acidentes que podemos evitar. Para mais informações você pode conferir no link abaixo.
Falar de prevenção é falar de ação, de métodos que causem preparo para que, algo que possa acontecer, não aconteça. Por isso, reforço o dizer popular: “é melhor prevenir do que remediar”. E quando houver algum tipo de acidente doméstico, não se esqueça, busque atendimento médico. Ligue imediatamente para o número 192. Acione o SAMU e receba as orientações, até que o atendimento médico chegue até você. Divirta-se com segurança.