6 dicas sobre introdução alimentar

Seu bebê chegou ao sexto mês e agora o bicho vai pegar. Acabou o cocô molinho amarelado e com cheiro de nada com coisa nenhuma. Prepare – se para um dos períodos mais loucos e lindos da vida deste pequeno ser. Vamos lá?

Dica 01 – seu bebê não é obrigado a nada

Ofereça, independente do método utilizado, alimentos saudáveis. Frutas, verduras, legumes, e lembre – se: ele vai cuspir até aprender a engolir. Não se frustre!

Dica 02 – Pegue leve

Não se cobre. Queira viver esse momento com leveza, diversão e muito sabor. O seu bebê precisa de sua paciência e bom humor para descobrir novos sabores e texturas.

Dica 03 – Menos é mais

Se o seu bebê não quer comer, não force. Tente no outro dia, e depois no outro, e respeite o tempo. A criança não tem que limpar o prato. Até o primeiro ano se vida o alimento que ela precisa é o leite materno, ou fórmula, como principal refeição. Seu baby terá o primeiro ano para aprender e conhecer o alimento. É tudo novo para esses pequenos também.

Dica 04 – Amassado, pedaço ou raspado?

Como você se sentir mais segura. Escolha a técnica que mais te deixe tranquila. E não siga modas sem compreender o real sentido e fisiologia do seu bebê. Aqui, três filhos, experiências diferentes com cada um.

Dica 05 – Sujeira sai com água e sabão

Se tem algo que me irrita é sujeira. Porém, depois que começa a introdução alimentar eu preciso reaprender a lidar com situações que fogem do meu controle. A criança vai se sujar, e muito, e o chão, a cadeira, a mesa, e está tudo bem. Vamos ter que lidar com isso. Sem frescura e caprichos. Não permita que a sujeira tire sua paz. Curta essa fase e limpe a bagunça com gratidão pela experiência vivida com seu bebê.

Dica 06 – Não tenta inventar a roda

Essa deveria ser a primeira e talvez mais importante dica: ofereça o que você tem. Esquece a papinha separada. Faça com que seu bebê aprenda a comer a comida que você come. A carne moída com legume, o caladinho de feijão que você fez para o almoço, o arroz, o macarrão, a salada fria, etc. Se o seu cardápio é pobre e o do sei bebê é rico, algo de errado não está certo. Tenham a mesma alimentação. Facilita sua vida e os hábitos serão disciplinados.

Ah, e não se esqueça: Sempre procure ajuda de um profissional antes de qualquer coisa.

A colher de silicone que mais amo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *