ALÔ MAMÃE DE MENINO!
Separei as 7 principais dicas que toda mãe de menino deve saber. Você tem um gurizinho? Então, leia até o final. Ah, qual dica você acha que faltou? Me conta aqui nos comentários.
1- ACEITE A PROTEÇÃO DO SEU FILHO
Guri nasce com instinto de defesa, cuidado, zelo, e compra brigas para manter as mulheres da casa em segurança (física ou emocional). É uma fofura! Aceite e incentive.
2- VOCÊ VAI FRUSTRAR SEU FILHO
Seu filho vai ficar triste quando descobrir que não poderá se casar contigo. Eles admiram e nos amam tanto, que essa será a referência de mulher que ele buscará quando chegar a fase de escolher uma possível companheira. Seja amável e gentil.
3- INSTRUA SEU FILHO NO BANHEIRO
MÃE, socorro! A gente tenta, instrui, ensina, mas a última gota de xixi será da cueca. Não tem jeito. Então, ensine seu filho sobre a importância de não ter pressa na hora de deixar o xixi no vaso. Ah, e o mais importante: se caiu alguma gotinha no chão ou no vaso (e eles amam brincar de tiro ao alvo na louça do banheiro), então oriente que o xixi precisa cair na água e que, se cair fora do vaso, o ambiente ficará com mal cheiro.
4 – LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO NÃO É COISA DE MENINA
Se o xixi cair fora do vaso, seu filho vai precisar limpar o banheiro. Ensine, ajude, e nas próximas vezes, quando ele já souber o processo, acompanhe-o para que o faça sozinho. Entenda que aqui não estou falando sobre fazer faxina. É sobre os serviços básicos de manutenção de um lar. Todos os moradores precisam colaborar e desde cedo! Incentive seu filho a se vestir sozinho para que seja independente, a forrar a cama ao se levantar (do jeito dele), a guardar os brinquedos com zelo, colocar o lixo na lixeira, encher as garrafas de água na geladeira, e conforme ele for crescendo, não terá dificuldades em colaborar com os pequenos deveres para a organização e manutenção de um lar.
5 – AJUDE SEU FILHO A SER GENTIL COM AS MULHERES
Sabemos e orientamos que criança não namora. Agora, vamos lá: meninos podem e precisam ser ensinados como lidar com as meninas desde cedo. Converse com seu filho e ensine-o a ser paciente com as meninas, gentil, e a ouví-las com atenção. Explique que meninas são frágeis, que tem brincadeiras que não deve ser feita com menina, que palavras machucam, e que nós, meninas, funcionamos e nos expressamos diferente deles.
6- ENSINE SEU FILHO A SE ACALMAR
Pode parecer bobo, mas meninos precisam de alguém que os ajude a se acalmar. E não tem ninguém melhor do que a mãe para chegar junto num momento de fúria e descontrole, mostrar para o filho que essa é uma oportunidade dele respirar, centrar em si, entender aquela situação e se acalmar para não agir por impulso. Esses momentos existem e passam. E para que passem bem, seu filho vai precisar de ajuda.
7- EDUQUE SEU FILHO PARA SERVIR E SER GENTE
Ter um filho que prioriza o outro, sem dúvida, é uma das coisas que mais enchem o coração de uma mãe. Mostre para seu filho, no decorrer do dia, em meio à rotina de vocês, que ele pode e deve servir o outro sem querer nada em troca. Porque é bom, agradável, gratificante. A vida não é feita de recompensas. E seu filho também precisará ser ensinado a SER GENTE, a não querer nada em troca, nem gratidão. Servir vai ser a forma mais concreta dele ser grato nas pequenas coisas do dia-a-dia e a se tornar um belo homem.