Esperada por muitos de nós, pais, o mês das férias escolares chegou! Julho tem tudo para ser um mês recheado de alegrias, atividades e descontração. É a oportunidade de ter a casa cheia, de realizar passeios em família e, porque não, programar uma viagem.
Para nós, pais, um grande desafio é: manter a criançada entretida e com pouco uso de telas. Há diversão e importância para as férias escolares no meio do ano. A criança também tem necessidade de pausa. E você pode aproveitar esse período para viver esse momento do: brincar e aprender, auxiliando no desenvolvimento do seu filho.
Já parou para se perguntar sobre os benefícios do brincar de forma mais intimista?
De acordo com um estudo realizado pela Academia Norte-Americana de Pediatria, esse período de férias é importante para que as crianças se desenvolvam social, emocional e cognitivamente. Passar mais tempo com seus familiares, brincando em parques, acordando mais tarde, saindo da correria e da rotina que acabam se submetendo durante o ano inteiro, são ações que contribuem para o crescimento e amadurecimento da criança.
Um apontamento importante da pesquisa nos diz que há a necessidade de férias, porém, não especifica a quantidade de pausa necessária. De fato, correr, montar blocos, andar de bicicleta, todas essas e as mais inúmeras atividades que sejam possíveis de serem realizadas, contribuem para que, momentos simples, registrem memórias que sejam compartilhadas ao retorno das aulas.
Pensando nisso, listei algumas atividades para que você enxergue novas formas de contribuir e dar qualidade a esse período tão importante para o desenvolvimento infantil:
- Custo baixo: não é preciso fazer grandes viagens ou criar um roteiro de super-atividades para preencher todos os horários do dia da criança. Faça passeios em parques, praças, sente para apreciar o céu, uma paisagem, mostre plantas, curiosidades, contato com a terra, a natureza. A criança aprende com o exemplo.
- Estímulo de habilidades cognitivas, linguísticas e de comunicação: leia poesia, conte histórias, faça rimas e jogo de palavras para que seu filho repita. Aproveite para soltar a imaginação e deixar a criança aprender..
- Benefícios diretos à saúde: a saúde física e emocional da criança agradece aos estímulos que os pais dedicam a esse período. Brinque em família, faça cinema em casa, durma na sala, permita que as crianças dancem, cantem e participem das ações em família.
- Promoção de interação social: crianças tímidas se desenvolvem melhor quando se sentem seguras. Dê a oportunidade de seu filho (a) conhecer e brincar com outras crianças. Visite parques, praças, áreas de lazer de sua cidade, converse com os vizinhos e divirtam-se.
Não se esqueça. Brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança. Acima de tudo, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é um direito, e que podemos proporcionar. Boas férias!
Show!!! Tenho muitas lembranças afetivas que são resultado de férias ótimas! Os tempos eram outros ou melhor, os pais eram outros! E nós estamos por vezes criando uma geração Nutela que não pode subir, correr, falar alto… Que possamos recordar do tempo que éramos pequenos e deixar os nossos viverem!!!
Deixe um comentário